Síndrome mão - pé - boca, seu filho (a) já passou por isso?
Então, inicia geralmente com febre, dor de garganta e recusa alimentar, associadas à presença de lesões vesiculares que aparecem na mucosa Oral e na língua, e erupção pápula-vesicular localizada nas mãos e pés (incluindo as palmas e plantas) e menos frequentemente nos cotovelos, tornozelos, glúteos e região genital, mais pode aparecer.
As vesículas são ovaladas com formato de “grão de arroz” e as lesões ulceradas na cavidade oral podem não estar presentes em todos os casos.
O vírus que transmite A Síndrome mão - pé - boca é chamado de coxsackievirus ainda inclui os poliovírus e os echovírus.
Pode acometer também adultos, a doença MPB é mais frequente em crianças, especialmente entre as menores de cinco anos de idade.
A doença é, na grande maioria dos acometidos, benigna e autolimitada, com duração de aproximadamente uma semana.
A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, direta ou indiretamente.
Pessoas infectados podem transmitir o vírus nas fezes ou por secreções respiratórias, desde alguns dias antes do início dos sintomas, continuando a sua excreção nas fezes por semanas depois da infecção primária.
A duração da excreção respiratória geralmente é menor, limitada a uma a três semanas.
Para a prevenção devemos adotar Medidas de higiene, especialmente após a troca das fraldas, são recomendadas para diminuir o risco de transmissão.
Além disso, devem ser tomadas precauções com desinfecção de superfícies, de objetos e de utensílios utilizados pelos indivíduos doentes.