A nova Puericultura – A importância de acompanhar seu filho
Desde 2016, vem se falando em novos modelos de atendimento em pediatria.
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, A nova Puericultura aborda contextos desde a vida intrauterina.
As orientações iniciam ainda com a gestante, passando por consulta pediátrica Pre- natal e fazendo o seguimento de puericultura.
A nova puericultura ainda orienta que seja dada preferência ao parto normal, ao aleitamento materno exclusivo até os seis meses, e a Introdução alimentar saudável, avaliação do desenvolvimento e crescimento, avaliação motora e cognitiva, além de outros tópicos da pediatria abordados no consultório, como APLV, Déficit de linguagem, dermatite atópica, constipação intestinal.
As atualizações na puericultura partem de novos contextos familiares e de novas descobertas científicas e demandas nos consultórios de pediatria.
A alimentação da criança também foi atualizada.
Até o primeiro ano de vida, a “papinha” não pode conter açúcar nem sal, prevenindo, desse modo, doenças no futuro como a hipertensão arterial e o diabetes tipo 2.
Agora, a orientação da nova puericultura é de não dar o suco, mas ofertar da fruta na integra, raspada ou amassada, em que se associa a frutose às fibras e outras vitaminas e sais minerais desse alimento.
A introdução do ovo deve iniciar, aos seis meses. Os novos estudos mostram que nessa idade abre a janela de tolerância imunológica, sendo a melhor fase pra prevenir alergias alimentares.
Não deixe de acompanhar seu filho, realize a Puericultura. E tire suas dúvidas com o pediatra!!
Clique aqui para agendar consulta!